quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Onde eu mudei

Setembro nao foi o mês somente onde a linda dona desse blog completou seus vinte e ? aninhos (mto bem comemorados na Grécia), foi tbm o mês onde completei um ano e meio de França.

Parece que foi ontem que cheguei no CDG, duas malas no braço, apontando pro taxista "98, rue pelleport" pq eu ainda nao falava francês direito.
Um ano e meio depois, muita coisa mudou. Nao estou mais na mesma cidade, nesse meio tempo, eu trabalhei, estudei, viajei, baladei, namorei, terminei, e conheci mta gente.
Tanta coisa faz uma pessoa rever seus conceitos. Coisas em que eu mudei:

Virei uma pessoa preconceituosa: nao vou entrar em detalhes aqui, pq né, processo, quem curte? mas depois de observar o mesmo comportamento escroto de determinados grupos, vc acaba pegando preconceito, e quando uma dessas pessoas vem falar com vc na rua, vc nem olha e continua andando. Esperando o metrô, vc nem fica perto. Nunca achei que eu seria preconceituosa, mas agora eu sou, e muito.

Virei uma gorda: nao, nao estou falando de estar com quilos a mais (depois de alguns efeitos sanfonas, eu acaba estabilizando no mesmo peso do Brasil), e sim da magreza ser parte da cultura francesa. Enquanto no Brasil, mulher mto magra nao chama a atençao, e sim as de coxa grossa, bumbum farto, etc.. Aqui o negocio é ter pernas mto finas, e so um pouquinho de bunda (e nao um "gros cul"). E eu com as minhas coxas de alemã e quadrilzao, entro na categoria das gordas, enquanto no Brasil, eu era... normal. Nao que isso me incomode. Ja decidi que nao vou conseguir ser magrela nunca, entao cortei a paranoia. Mas ando tanto nessa percepçao que quando vejo as fotos nos sites de fofoca do brasil (Ego, te adoro!), eu olho Viviane Araujo, Nicole Bahls e companhia, e sinceramente acho todas... gordas.

Desapego com a higiene: nao, nao estou falando do clichê de francês nao tomar banho. Pq vejo mais imigrante fedido por ai (pare com o preconceito, dona juliana!), do que francês.
Mas como todos sabem, aqui neguinho na padaria pega o pao com a mao, na epicerie as frutas com a mao, a mesma mao pega o dinheiro, da o troco... A baguete embaixo do braço, e tal. E olha, nunca ouvi falar de gente que morreu ou ficou doente por causa disso. Por isso, acho isso de pegar pao com pegador a maior coisa de afrescalhado.

Considerando ficar na Europa: desde quando cheguei, até uns meses atras, eu sempre dizia que nao ficaria morando aqui nem a pau depois do mestrado. Ficar nesse lugar que faz frio 9 meses por ano?? Nem morta!... Mas por outro lado, ando tao acostumada com as coisas positivas que a França oferece (maior segurança.. plano de saude barato..), que cada vez mais a idéia de me instalar aqui me apetece. Tudo depende de achar um trabalho legal depois do mestrado. Veremos...

2 comentários:

  1. E pq só a França mon amour? Pq Paris é a sua paixão? Nós temos a Europa td ao alcance da mão minha queridinhaaa, pq eu belga e você alemã, ninguém nos segura!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nao tem jeito, dona marrie... Paris é meu amor eterno, amor verdadeiro, rs.

    ResponderExcluir