domingo, 3 de outubro de 2010

Eleiçoes

Honestamente, nem lembrava das eleiçoes. Nao fosse @crises_greco avisar que tinha ido votar essa manha, eu nem ia me tocar.
Eu perdi o prazo pra mudar meu titulo pra França (e mesmo assim nem to em Paris pra votar) e eu até posso justificar mandando trocentos comprovantes que eu to morando no exterior.
Mas me contaram que a multa se vc nao votar nem justificar é de TRES REAIS por turno.
TRES REAIS.
Até se eu mandar uma carta com as trocentas justificativas pro Brasil, fica mais caro.
Logo, nao vou votar nem me pronunciar tao cedo. Mais pratico pagar a multa né.

Além do mais, seria um tanto cinismo meu ir votar. Desde sempre eu nao sou nada ligada em politica, e ainda mais depois que cheguei na França, leio mais sobre o que o tio Sarkô anda aprontando, do que sobre Lula, Dilma e cia. Nao vou mentir, é algo que nao entra na minha cabeça, fato. Sou aquela pessoa que se vc perguntar "o que um deputado federal faz?", eu nao vou saber.
Eu sei, todo mundo vai dizer "mas politica te afeta diretamente, voce tem que se informar", eu tenho consciencia disso e ja até tentei entender o mundo da politica. Mas sério, nao da.

Por essas e outras, que eu sou a favor do voto nao-obrigatorio. Veja bem, assim como eu, quase todo mundo que ta indo votar hoje nao sabe o papel de um deputado federal, estadual, nem exatamente o que o PRESIDENTE em si decide. Agora como que vc vai saber qual é o candidato ideal pra tal cargo, se vc nao sabe nem o que ele deve fazer?
Como vc vai reclamar depois "que ta tudo errado nesse pais", se vc nao sabe nem o que o governante ta fazendo de errado?

A partir do momento em que eu nao voto por escolha propria, eu perco meu direito de reclamar. Ai, se eu nao tiver contente com a situaçao, quem sabe da proxima vez eu nao me informo melhor e voto com consciencia? Pra se pensar.

Um comentário:

  1. POis concordo pleanamente com esse bonito palavreado seu. E essa historia dos 3 pilas pra justificar eh fato, pq eu justifico ha tempos. Nem troquei meu titulo pr Bruxelas e nao vou trocar pra Londres!

    ResponderExcluir