domingo, 21 de novembro de 2010

A vida em Brest

Pouco mais de dois meses depois vivendo nesse fim de mundo, posso dizer que a vida esta melhor. Ja fiz uma meia-duzia de amigos, e eu estou bem empolgada com o meu curso, apesar de ser duma trabalheira do cacete.

Mas esse post é pra falar sobre alguns "eventos" brestois, que é pra inteirar o povo sobre o que se passa nessa pontinha do hexagono, quase caindo no oceano.

Esses dias atras, resolvi abraçar a cultura local e ir numa fest noz (em bretão, "festa de noite").
Eu achei super divertido as danças, e achei tbm super interessante como o povo aqui se "agarra" nessa cultura local. E nao eram so velhinhos, tava lotado de jovens e adolescentes dançando, que com certeza continuaram com esse "legado". Achei esse video que ilustra um pouco o estilo das danças:



Assistindo fica meio chato, mas quando vc ta la, levando uma eternidade pra aprender cada passo, fica divertido (pq né, quando vc pega o "um, dois, três, pulinho", ja ta na hora de virar e mudar de passo).

Os jovens estavam passando um abaixo-assinado pra que, quando o tramway de Brest fique pronto em 2012, os nomes das estaçoes e anuncios gerais tipo "cuidado com o vão entre o trem e a plataforma" sejam feitos em bretão, e depois em francês.
Deu pra perceber que esse povo da Bretagne tem a mesma coisa que os gauchos no Brasil: o sentimento de "estariamos melhor se separados do resto do pais".
Do que os bretões (bretãos?) viveriam separados do resto da França é um mistério... Pesca e gâteau?
Anyway, achei interessante como eles se orgulham e se prendem à cultura local. Até to arriscando aprender uma palavra ou outra em bretão, haha.
(Dica do dia: "skol", a vossa cervejinha de cada dia, em bretão quer dizer "escola"... Faz sentido, nao?)

E ontem fui num "campeonato" de improvisaçao. Quer dizer, o juiz tira alguns temas na hora, e duas equipes de teatro de comédia de cidades diferentes se "enfrentam" em apresentaçoes improvisadas.
Logico que "se enfrentam" é meramente ilustrativo, pq as duas equipes na verdade mais se divertem juntas.
Eu me matei de rir, e certamente estarei presente no proximo.

3 comentários:

  1. hahaha
    Me senti em 1500 com essa dancinha! Super vi os amigos do Henrique VIII fazendo esses passinhos LOL

    ResponderExcluir
  2. ola juliana, tava procurando na internet se tinha algum brasileiro aqui em brest e cai no seu blog... tb estou morando aqui, acho que vc tava no site OVS tb.

    To nesse fim de mundo e nao conheço muita gente, se vc tb quiser falar um pouco portugues,tomar um café, me escreve no patrickga@hotmail.com
    bjs

    ResponderExcluir