segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sobre a amizade entre homem e mulher

Parece que esse assunto anda meio recorrente nos meus circulos de amizade ultimamente : é possivel um homem e uma mulher serem amigos, apenas bons amigos?

Ja vi muito homem falando que não, que na verdade, homem so se finge de amigo pra ter a oportunidade de comer a mina (pra usar os mesmos termos que eu escutei).
Na realidade, eu acho possivel, sim.
Porém, acho isso muito mais dificil e raro.

Nao estou falando de todos os espécimes machos dos circulos de amizades, mas daquele circulo exclusivo de pouquissimas pessoas : os melhores amigos. Que você fala praticamente todo dia, sabe da vida absolutamente inteira da pessoa e podem, por exemplo, sair pra uma cerveja eventualmente somente os dois, sem necessariamente estar "de galera".
Como fazer essas coisas, sem misturar os sentimentos? Afinal, sendo um homem e uma mulher, nada mais natural que uma paixão e uma atraçao, quiça um amor, acabe nascendo.
E como todo mundo sabe, se um sentimento do tipo acaba parecendo, mas um dos dois nao compartilha do mesmo sentimento, o fim daquela bela amizade é certo (situaçao bizarra pela qual passei recentemente). Ou o pior pode acontecer também : os dois compartilham do mesmo sentimento e a coisa vira namoro... mas todo mundo sabe que amigo é amigo, e namorado é namorado. Nao nos comportamos da mesma forma com um amigo do que com um namorado (ainda mais no que diz respeito à ciumes, conhecimento do historico amoroso e tolerância aos defeitos), e pra relaçao azedar, nao é mto dificil.

Entao, como atingir aquele ponto exato de amizade profunda, de intimidade, sem acabar caindo na zona do amor?
Algumas raras porém fantasticas ocasioes na vida, tive (e tenho atualmente) a oportunidade de ter um melhor amigo homem. Nao nos envolvemos sentimentalmente, mas tinhamos uma intimidade otima, e era sensacional ter o ponto de vista masculino pra varias questoes cruciais na vida, como "devo mudar de emprego?", ou "qual carro devo comprar?" ou "como faço pra esse cara largar do meu pé?" ou "os caras realmente preferem mulheres com mais carninha, pra ter onde pegar, ou isso é so lenda urbana pra consolar pessoas como eu?".

Alguns desses melhores amigos homens no passado também me mostraram que é possivel sim, um cara se apaixonar como nunca por uma mulher e sofrer como nunca por amor. Coisa que do alto do meu feminismo, sempre acho meio impossivel.

Por outro lado, nao suporto mulher que diz que so tem melhores amigos homens porque mulheres sao falsas, invejosas, etc etc. Veja bem, nos circulos de amizades supra-citados (ai que termo chique!), a maioria é homem mesmo, mas nao pq eu tenho fobia à amizades femininas, e sim por questao de afinidade de conversas (nao, eu nao converso sobre futebol, UFC e carros). A maioria dos melhores amigos que tenho e tive foram mulheres, e eu nao seria a mesma sem elas, nem abriria mão delas por homem nenhum que fosse. Tenho pena de quem acha que todas as amigas sao falsas e invejosas, e nao pode fazer uma sessão "futilidade level advanced" em casa, com hidrataçao de cabelo + vinho + fofocas de celebridades (e antes que os homens critiquem, lembrem-se que o seu futebol+cervejinha de quarta feira com os amigos é tao inutil pra humanidade quanto). Tenho pena de quem nao pode ligar pra uma amiga pra chorar e xingar aquele imbecil que acabou de lhe dar um pé na bunda, por achar que a amiga na verdade vai é ficar feliz com a sua desgraça, ou nao pode ligar pra dizer que teve um lindo jantar romantico com um cara gato, por achar que sua amiga vai fazer macumba na encruzilhada pra que tudo dê errado. Bom dia, paranoia!

Mas também tenho pena daqueles caras que acham impossivel essa "amizade mista", e acham que so vale a pena sair pra tomar um café ou ir no cinema com uma mulher se você quiser leva-la pra cama depois. Um ponto de vista feminino sincero e imparcial (coisa impossivel quando o exemplar feminino em questao é sua namorada) pode mudar pra melhor muitas coisas na vida de um cara.

Desconheço a formula magica que torna possivel uma mulher e um homem serem "apenas" melhores amigos, mas se conhecesse, com certeza faria com que ela acontecesse mais vezes.


http://www.venenocorderosa.com/blog/wp-content/uploads/2011/04/AMIZADE_HOMEM_MULHER_2-300x259.jpg
Apenas bons amigos??
Sim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário