sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sobre as desculpas

Se tem uma coisa que todo ser humano vai fazer pelo menos uma vez na vida, é inventar uma desculpa.
Seja pra chegar atrasado no trabalho, falando que um caminhão tombou na périphérique entao ninguém ia nem pra frente nem pra tras.
Seja pra cancelar aquele happy hour com os amigos, falando que vai ter que trabalhar até tarde, porque na verdade tudo o que você quer é ir no cinema sozinho assistir Melancholia.
Seja pra pensar "mas é o aniversario do Fulano...", pra se dar o direito de comer aquele pedaço XXL de bolo de chocolate com cobertura cremosa.

Uma das situaçoes que mais envolvem a criaçao de desculpas sao as relaçoes amorosas. Seja para terminar uma, seja pra nem sequer começar uma.
Se formos calcular empiricamente, 90% das relaçoes nem sequer começam porque o cara nao quer. Nesses casos, o modus operandi ou vai ser a basica desculpa "eu nao estou pronto pra um relacionamento sério nesse momento", ou ele simplesmente desaparecer do mapa (minha tatica pessoal predileta). Anyway, até livros e filmes ja foram lançados abordando as desculpas infames masculinas pra fugir de um famigerado namoro.
Porém, em algumas raras ocasioes no universo, quem nao quer nada sério é a madame. E nessa hora, o "ele simplesmente nao esta afim de você" vira um "ele simplesmente nao conseguiu te conquistar".
E nessas horas, as mulheres fazem algumas pequenas modificaçoes nas desculpas de praxe, e mandam um dos basicos discursos de meia tigela, no que poderiamos chamar de uma espécie de vingança cosmica:

"Eu tenho muita coisa acontecendo na minha vida nesse momento"

Quando os homens falam isso, isso sempre se limita à stress no trabalho e "o clima ta pesado com o divorcio dos meus pais". Bem, quando as mulheres falam isso, a coisa é bem mais rocambolesca, afinal stress no trabalho e clima pesado em casa é too few to deal with, entao a coisa ainda envolve a melhor amiga que foi largada pelo namorado depois que engravidou, a manicure que levou um calote do irmão, o câncer daquele tio que ela adora e aquele filhotinho de vira lata que ela achou mau-tratado na rua.

"Eu nao estou pronta pra um relacionamento sério"

A nao ser que a moça tenha acabado de sair de um casamento de 15 anos ou tenha acabado de entrar na faculdade, toda mulher gosta de namorar sério (o que nao significa que a gente seja infeliz quando solteira, como ja divaguei aqui em outro post, vamos deixar claro). Entao, quando uma mulher te falar isso, saiba : ela nao quer um relacionamento sério mesmo... com VOCE. O problema é você.

A preferida de 9 entre 10 mulheres : "Eu ainda estou apaixonada pelo meu ex" . E eis a razao :

Lembro de uma vez quando eu tava filosofando sobre relaçoes amorosas com uma amiga uns 20 anos mais velha que eu, e ela me disse uma frase simples but true: "juliana, ex é para sempre". Nao importa se a relaçao terminou bem ou mal, nada apaga o tempo em que vocês foram um casal e nada apaga o fato de que, por pelo menos alguns meses ou por varios anos, você foi louca por aquele cara. Por isso, na maioria das vezes, a mulher demora pra se desligar do ex mesmo. Ainda mais se ele faz o favor de te enviar um DVD do Lago dos Cisnes pelo teu aniversario, mostrando que ele ainda lembra que você gosta de ballet.
Entao, mesmo quando conseguimos virar a pagina, o proximo cara com quem começamos a sair tem uma dura tarefa da qual ele nem sequer esta ciente : ser melhor que o ex. Nao (necessariamente) melhor no sentido de mais rico, mais bonito ou mais inteligente, mas ele tem que te fazer se sentir mais entusiasmada e com mais 'butterflies in the stomach" do que seu ex te fez sentir no começo. Nao existe uma formula magica pra isso (mesmo se algumas dicas sao sempre validas), e se depois de algumas semanas juntos, a garota nao começa a querer te ver todo dia, e na maioria das vezes prefere ir no supermercado do que sair com você, nao vai demorar muito pra ela lançar a infame "eu ainda estou apaixonada pelo meu ex". Isso pode até ser verdade e a moçoila ainda pode estar suspirando por seu antigo principe encantado, mas na maioria das vezes, isso na realidade quer dizer que você apenas nao conseguiu despertar nela aquela paixao e aquele frisson que o ultimo namorado dela despertou.

Tudo isso pra chegar à mesma conclusao que todos os filmes e livros no estilo do "ele simplesmente nao esta afim de você" falam, tanto pra homens quanto pra mulheres : se a outra pessoa se apaixonou, nao importa o quão inoportuno seja o momento, nem o quão dificil seja o momento pelo qual ela ta passando : ela vai ficar feliz de você ter entrado na sua vida, e que vai adorar e fazer de tudo pra que você continue nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário