quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Metronome

Eu tenho um problema sério. Muito sério.

Visto que eu amo ler (o que é uma coisa boa e encorajo todo mundo!), eu devoro livros numa velocidade anormal. De verdade, eu tenho prazer em ler! Entao, sempre que vou numa livraria, eu SEMPRE SEMPRE SEMPRE saio com pelo menos um livro.

Hoje, depois que terminei minha revisao do dia (comportamento do consumidor, matéria essa pela qual to apaixonada!) mais cedo do que eu pensava, decidi encarar o tornado que invadiu a cidade e dar uma voltinha pelo downtown do fim de mundo.

Logico que entrei numa livraria.

E vi esse livro, "Metronome - L'histoire de France au rythme du métro parisien", que se propoe a contar a historia da França de acordo com os nomes das estaçoes de métro de Paris (porque boa parte das estaçoes tem relaçao com a historia do pais).

Um pouco da sintese da contra-capa, traduzida de forma porca: "Você sabia que a Lutécia de origem nao se situava na Ile de la Cité, mas em Nanterre? Que os ultimos combatentes gaulois massacrados pelos Romanos estao enterrados embaixo da Torre Eiffel? E que os vestigios da primeira catedral de Paris estao sob um estacionamento de um prédio moderno no quinto arrondissement?"

Logo eu, que sempre que passava por umas estaçoes tipo "arts et métiers" ou "Philippe auguste" ou "saint germain des près", ficava curiosa pra saber o porquê do nome.

Não deu outra. Comprei.

http://multimedia.fnac.com/multimedia/images_produits/ZoomPE/6/1/1/9782749910116.jpg

O cara carregando um monte de livros na capa é um retrato fiel de Juliana saindo de uma livraria.

Um comentário: