quinta-feira, 3 de junho de 2010

Os franceses e o salario

Francês tem tabu pra falar sobre varias coisas. Tem coisas que eles simplesmente nao entram em detalhes.
Porém, dinheiro definitivamente nao é uma delas.
Enquanto no Brasil raramente falamos sobre salarios, contas, ou quanto pagamos em determinada coisa (tirando aquela suuuuper promoçao onde vc pagou 50% do preço so...), aqui a coisa mais normal, mesmo pouco depois de se conhecer alguém, é perguntar o que ela faz e quanto ela ganha, ou quanta ela paga no aluguel, etc.
A maioria dos meus amigos, mesmo das antigas, no Brasil eu nem faço idéia de quanto ganham. Ja aqui eu sei o salario e o aluguel de quase todos, inclusive daqueles que eu vejo pouco.
é cultural.
Eu até hoje nao me acostumei direito e nunca pergunto o quanto as pessoas ganham, elas simplesmente falam sobre isso. O maximo que ja fiz fio, quando soube que alguém mudou ou arranjou emprego, foi "e o salario é bom?". Sempre fico meio sem graça quando perguntam logo de cara quanto eu ganho (tipo o estagiario daqui, que eu detesto mesmo so tendo visto umas três vezes na vida) ou quando chegam na minha casa e ja perguntam quanto eu pago por mês.
Nao sei porque no Brasil temos esse desconforto em falar sobre isso. Seria por medida de segurança? De qualquer forma, nao fico confortavel com as pessoas sabendo quanto ta escrito no meu boletim de pagamento.

http://www.drinkstuff.com/productimg/36499_large.jpg

Um comentário:

  1. Neurótica como sou, acharia que seria sequestrada na sequência!! kiakiakiakia... eu não ficaria nem um pouco confortável se me perguntassem isso com naturalidade que fosse.

    ResponderExcluir