terça-feira, 1 de junho de 2010

Manifs

Se tem uma coisa que os franceses AMAM, além de queijo, vinho e baguete, é fazer manifestaçoes.

Em Paris entao, é possivel ver manifs toda semana em algum canto da cidade. Quando eu morava em République, o reduto dos sem-papéis, toda semana tinha manif do povo exigindo ser regularizado.
Ta um minimo infeliz com alguma coisa? M-A-N-I-F!

Tava discutindo isso com uns amigos brasileiros, e estou me sentindo out por nao ter participado de nenhuma. Entao seguem algumas coisas que nao me agradam aqui, e quem quiser apoiar, vamos fazer uns cartazes e simbora pra frente do Elysée:

- Exigir que toda padaria venda pão de queijo: ta certo que croissant e pain au chocolat é tudibom, mas tem horas na vida que td o q vc quer é um pao de queijo fofinho.
- Exigir que toda feira de rua venda pastel: feira nao é feira sem pastel, e ponto.
- Exigir que toda cerveja em bar seja importada: frances nasceu pra fazer vinho. VINHOOO. Portanto parem de se envergonhar fazendo cerveja ruim, aproveitem a proximidade com a Alemanha e Bélgica, e tragam umas cervejas decentes.
- Obrigar o uso de "setenta", "oitenta" e "noventa": nao é so pq eu finalmente me acostumei a falar "sessenta e dez", "quatro vintes" e "quatro vintes dez", que eu nao ache isso ainda é uma idéia cretina.
- Instaurar uma multa pesada pra quem nao limpar a obra de arte do cachorro na rua: numa cidade onde so existem prédios, é habitual ver geral passeando com seus cachorrinhos na rua. Habitual tbm é vc pisar no numero 2 de um deles, quando desatento. Multinha de uns 100 euros resolveria o problema.
- Instaurar uma multa pros dementes que ouvem musica sem fone: nao sei se essa praga ja chegou no brasil, mas aqui volta e meia chega um baiano no metrô ouvindo musica pelo celular nas alturas... Você nao gostou do q ele ta ouvindo? Pois é, vai ter que aguentar.
- Prolongar uma linha de trem até Beauvais: pros pobres (porém limpinhos) tipo eu, a Ryanair é uma mao na roda pra sair viajando pela zoropa, apesar do serviço mediocre. Mas o que mta vezes atrapalha a vida do proletariado aqui é ter que pegar onibus em porte maillot TRËS HORAS antes do vôo so pra ir pra beauvais e ficar la mosqueando até a hora de embarcar. Se o rer chegasse até la, todos ficariam felizes e nao ficariam reféns dos horarios xiitas das navettes de porte maillot.



http://www.orsayenlutte.info/wp-content/manif27-2.jpg
Cadê meu apito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário