sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E Moubarak deixa o poder

Quem acompanha o blog, sabe que eu nao sou la de comentar mtos assuntos sérios aqui.

Mas a renuncia do ditador egipcio foi algo que me chamou mto atençao, pq ela mostra bem a força da revoluçao do povo.
ok, nao foi algo 100% pacifico, alguns morreram, foram presos... mas deu certo e acho que é uma liçao e tanto pro povo brasileiro, que pareceu esquecer o poder de sua voz depois das Diretas Ja.

Quando no ano passado rolou aquela treta toda do Sarney no Senado, o maximo que o povo fez foi uma super revoluçao... pelo twitter.
Imagino bem a situaçao. Um politico "uuh, o #fora_sarney teve 50 mil retweets no ultimo dia, acho que vou renunciar!"
Francamente.
Mas quando o Corintians é eliminado da pré-libertadores, uma multidao se junta pra apedrejar onibus da mesma equipe que até juravam ser fiel até a morte.
Pq pois é, eliminiçao de um campeonato afeta mto mais a sua vida do que os politicos aumentarem o proprio salario de forma astronomica.

Vejam bem, isso nao é ataque contra os corintianos, e sim à populaçao no geral!

Brasileiro adora reclamar que a coisa ta ruim, mas levanta a bunda da cadeira... jamais. Parece que espera que a mudança se faça sozinha. Ou ja se abandonaram ao pensamento de "pior que ta, nao fica". Slogan do Tiririca, belo exemplo de como o brasileiro nao leva as coisas à sério.
E nao to tirando o meu da reta nao, pq eu nunca participei de nenhuma manisfestaçao no Brasil.
Um dos blogs que eu acompanho, que compartilha essa visao, reclamou até da movimentaçao toda que esta sendo feita pra salvar o Carnaval no rio. Eu pessoalmente acho mto valida, pq a gente que vive fora, sabe bem o quanto o turismo é importante nessa época, entao fazer de tudo pro Carnaval desse ano ser um pouco à altura dos outros, é super valido.

Ano passado, houve a reforma da aposentadoria na França. Nunca vi tanta greve e manisfestaçao junta. Aqui em Brest, que ta longe de ser uma cidade grande, teve uma por semana durante uns dois meses. O pais foi altamente afetado pelas movimentaçoes contra o aumento da idade de aposentadoria.
Ok, o aumento foi aprovado da mesma maneira, mas pelo menos o povo tentou se fazer ouvir, pelo menos saiu de casa.

Sério, me doi ver o tanto de absurdos que se passam pela politica, e o povo nao faz nada além de... reclamar sentado. Mas claro, carnaval tae e ai sim a gente tira a bunda da cadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário