terça-feira, 12 de julho de 2011

Mr. Walker and Mr. Wheeler

Me lembro de um desenho antigaço do Pateta, em que ele é o Mr. Walker, um homem gentil, calmo e educado, mas que quando senta atras de um volante, encarna o Mr. Wheeler, um monstro super estressado que nao se preocupa com nada além do proprio umbigo.



Apesar de super antigo, acho que o desenho é cada vez mais atual.
Os engarrafamentos nao fazem que crescer, e os motoristas, que normalmente sao pessoas normais e controladas, viram um verdadeiro poço de stress e de falta de respeito.

Eu, que na França virei uma pedestre inveterada e dirigi apenas exatas cinco vezes nos ultimos dois anos e pouco, vejo que o desenho é a mais pura realidade. Porque justamente ja tive do outro lado, morando 6 anos em Sao Paulo, e sentindo na pele a tortura psicologica que o trânsito faz com a mente de um motorista.

Enquanto pedestres, reprovamos tudo aquilo que fazemos exatamente igual quando dirigimos. Vemos claramente à transformaçao das pessoas em Mr. Wheelers.
Vejo direto aqui em Paris carros que, nos engarrafamentos, param em cima da faixa da pedestre fazendo a multidao ter que contorna-lo. Pra quem ta dirigindo, "nao é tao grave assim" fazer o povo dar uma voltinha no carro e andar dois metrinhos a mais. Mas é logico que, pra ele, parar esses mesmos dois metrinhos pra tras é inaceitavel, é como se os dois metrinhos virasse um quilometro.

Para quem dirige, perder 30 segundos no semaforo realmente parece o fim do mundo. Parece que a vida nao tem mais sentido. Afinal, pra quem ta no engarrafamento ha uma hora e meia, realmente qualquer segundo parece um século.
Logo, vou avançar no amarelo afinal eu é que nao vou ficar parada atras do semaforo. Mesmo que isso signifique continuar parada dali dois metros, fechar o cruzamento e nao deixar as pessoas do outro sentido passarem. Você vira a cabeça pro outro lado pra nao ver os outros motoristas te xingando, e finge que nao é com você...
Agora, se algum cretino fechar o cruzamento e nao deixar VOCE passar, ai sim vira crime digno de pena de morte por fuzilamento. "E o cretino ainda olha pro outro lado, e finge que nao é com ele, olha la!!"
Sao Paulo me ensinou isso direitinho.
Deixar o outro passar na minha frente?? Jamais!! Senao eu chego em casa 20 segundos depois!
Eu vou é ir enfiando o bico do carro até esse onibus nao conseguir passar na minha frente. Dane-se que tem 40 pessoas em pé esprimidas dentro dele. Pessoas que, assim como eu, so querem ir pra casa. Problema delas.

Essa semana, vi uma cena que me deixou perplexa: com o sinal verde pra pedestres, um casal de velhinhos com bengala começou a atravessar a rua. Lentamente, claro. O sinal de pedestre fechou, ficou verde para os carros, e os velhinhos ainda tavam no meio da rua. O segundo carro da fila começou a buzinar, puto da vida, pra que os velhinhos acelerassem e fizessem "o favor" de sair da frente, pq "ele tava com pressa".
Fiquem imaginando o que aquele motorista sentiria se visse os pais velhinhos dele levando buzinada na orelha tbm.

Os motoristas dao a impressao de que você, pedestre, deve sempre deixa-lo passar. Dane-se se você ta na chuva, tentando equilibrar um guarda-chuva no vento e uma mala, e que o motorista ta sequinho dentro do carro dele. Você tem que espera-lo e pronto. Acho que os motoristas têm a logica de que, se você ta a pé, é pq ja ta perto da sua casa ou do seu trabalho, logo tem menos urgência.

Entao, essa é uma das razoes por eu amar tanto Paris. Aqui você chega em qualquer canto da cidade de metrô, e consegue (na maioria das vezes) planejar quanto tempo isso vai levar.
Nao que isso queira dizer que a cidade nao tem transito. Na verdade, acho que os engarrafamentos parisienses nao devem em nada aos paulistanos, tanto em tamanho quanto em quantidade de xingamentos e buzinas.
Mas se eu tenho a opçao de ir pra qualquer lugar lendo meu livro no metrô, sabendo que eu chego dali exatos X minutos e nao xingando meio mundo nos engarrafamentos, eu é que nao abro mao disso, mesmo se eu va esprimida. Se eu tenho a opçao de ir pro meu happy hour de metrô e poder tomar minhas pintes tranquila sem me preocupar com Lei Seca, eu prefiro mesmo.

Claro que sempre fica um pouco de Mr. Wheeler em mim, e eu amaldiço mentalmente aquele cidadao que nao toma banho e ta cheirando a CC às sete da matina, ou aquela mãe que insiste em vir com aquele carrinho de bebê enorme bem na hora em que o metrô ta mais cheio.

Enfim, a grande ironia é essa: que viver em grandes civilizaçoes acaba te fazendo perder teu lado civilizado.

Um comentário:

  1. Ta na profissão errada, vai escrever bem lá ...
    Gostei muito , tem que mandar pra uma revista ou jornal que vai virar colunista semanal!!!!

    ResponderExcluir