quinta-feira, 21 de julho de 2011

Sobre o "feliz dia de.."

Nao querendo menosprezar os "feliz dia do amigo!" que eu recebi ontem (amo vocês!), mas acho essa coisa meio besta.

Semana passada, o facebook também estava inundado de "feliz dia do rock!".
Sem falar naquele infame "feliz dia do beijo", que eu nao lembro nem quando é.

Eu pessoalmente so desejo "feliz dia de alguma coisa" quando essa data faz alguma diferença na vida.
Aniversario é uma data especial. Por mais que você esteja ficando mais velho, é uma oportunidade de reunir todos os amigos e celebrar: logo é uma data feliz, e nada mais apropriado do que desejar um "feliz aniversario".
Natal entao nem se fala. Reunir toda a familia é algo que nao tem preço.
O reveillon marca mais um ano que começa, e se você tem 365 dias pela frente, acho super valido desejar um "feliz ano novo".

Agora cretinice é virem me desejar "feliz dia do publicitario". Vem ca, no que que isso muda a minha vida? Eu falo o quê? "Obrigada por me felicitar pela profissao que eu escolhi"????

Quer me ver revoltada, me deseja um "feliz dia da mulher".
Ok, eu entendo o lado simbolico da data, que marca todas as conquistas femininas em busca da igualdade, etc, etc.
Mas do que adianta desejar "feliz da mulher" e dar uma rosinha, e no dia seguinte, tudo continua na mesma? As mulheres continuam recebendo salarios mais baixos que os homens pelo mesmo trabalho. Mulheres que nao reunem em si o combo "esposa perfeita + mãe perfeita + profissional perfeita + corpo perfeito" continuam sendo consideradas fracassadas, enquanto um homem que tem apenas um item da lista de "perfeitos" ja é considerado um exemplo.

Ou ainda o dia dos pais, dia das mães e dia do amigo. Se você precisa dessa data pra se lembrar dos seus, alguma coisa ta errada ou eles nao sao la tao importantes pra você.
Dizer "eu te amo" pros pais deveria ser um habito, e nao algo que acontece uma vez por ano porque o shopping te lembrou.

Se for seguir essa logica, acho injusto na semana passada dia 13 terem falado tanto do dia do rock, e terem esquecido do coitado do Engenheiro do Saneamento. Afinal, se você pode dar a descarga em paz depois de fazer as suas necessidades e nao joga-las pela janela como na Idade Média, você deveria agradecer à pessoa que tornou isso possivel.

Aindo seguindo essa logica, dia 23 de dezembro, nao se esqueça de dar um abraço na pessoa que mora ao seu lado, e deseje de coraçao "feliz dia do vizinho!". Afinal, se sua casa pegar fogo, é ele provavelmente que ligara pros bombeiros (profissao cujo dia foi 02 de julho e nao vi ninguém lembrar).
E dizer "tive um dia de cão hoje" esta completamente errado. Dia do cão é 04 de outubro, e só.

Dia 12 de novembro, quero ver o facebook lotado de "feliz dia do supermercado!!" e dia 09 de outubro cheio de "Feliz dia do açougueiro!", hein?? Se você nao precisa sair caçando o seu franguinho pelo campo, você deveria ficar feliz pelo lugar e pela pessoa que te oferece a penosa ja pronta pra colocar na panela.

Enfim, tudo isso pra dizer que é super valido ter uma data simbolica sobre profissoes, pessoas, etc. Se elas fizeram algo de importante, nada mais justo do que ter um dia pra chamar de seu. Agora, antes de desejar um "feliz dia dos namorados", pense: eu trato bem o meu ser amado no restante do ano?


99% das pessoas que desejam "Happy St Patrick's!!" nao fazem idéia de quem foi São Patricio.
Nem eu. Eu so quero minha Guinness.

2 comentários: