quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sobre a capa do livro

Preconceito é sempre um assunto polêmico. Na Europa entao, nao para de crescer.
Todo mundo tem, ninguém assume, mas sempre que somos vitimas, nos revoltamos.
Nada mais feio que julgar alguém antes de conhece-lo.

Mas a intençao hoje aqui nao é polemizar, e sim falar sobre aquele preconceito "inofensivo" que todos nos sentimos. Nao to falando de preconceito contra as minorias, que podem até gerar crimes, mas daquele pré-julgamento bobo que todos nos fazemos quando acabamos de conhecer alguém. E fato: quando alguém te apresenta um amigo, um namorado, um o que quer que seja, você automaticamente ja faz alguma idéia daquela pessoa, so pela aparência dela. Se essa idéia vai se confirmar ou se mostrar totalmente equivocada, so o tempo dira. Você so nao pode deixar que esse pré-julgamento te impeça de conhecer a pessoa de fato.

Lembro na minha adolescência, sempre que fazia amigos novos no colégio, depois de um tempo eles comentavam "nossa, primeira vez que te vi achei que você seria daquelas loirinhas frescas, tipo patricinha, mas você nao é nada disso". Pois! Quem nao tem habito de julgar um livro pela capa, pelo menos de vez em quando, que atire a primeira pedra.

Eu tbm faço meus pré-julgamentos, e tem gente que so de olhar, eu ja vejo que o santo nao vai bater mesmo. Nada contra, nao me acho melhor que ninguém, to super ae pra conhecer meio mundo e quero mais é que todo mundo seja feliz, mas tem alguns estilos que eu ja sei logo de cara que nao vai rolar uma empatia:

Os bicho-grilo :
Se eu vejo aquela menina vestindo aquela calça enorme estilo hippie, com um brinco de coco e uma boina de lã, ou aquele cara de barba e cabelo estilo Raul Seixas, que anda por tudo com um violão e uma mochila escrito TRINDADE nas cores da Jamaica e um chinelo de couro cru, eu ja sei por antecipaçao : nunca seremos grandes amigos.
Simplesmente porque eu vou querer falar sobre o ultimo filme do Woody Allen, sobre o ultimo clipe da Lady Gaga ou sobre aquela balada eletrônica otima, e a pessoa vai querer falar sobre a terra, o céu e o mar, onde todos somos irmãos em uma so vibe pelas mãos da mãe natureza, ameaçada pelo capitalismo das babilônias de pedra (ou insira qualquer outra letra do Natiruts aqui). Interesses distintos, e pronto.
Gota d'agua pra inamizade : quando você falar que trabalha com marketing, ele vai te olhar com um ar de superioridade, afinal ele esta muito acima desse conceito de materialismo.

As tudo-igual :
Veja bem, tem dias em que eu quero falar sobre assuntos idiotas, como as ultimas fofocas do Ego, e tem dias em que eu quero falar sobre coisas mais sérias, como crise econômica, legalizaçao do aborto ou o mercado de trabalho. As tudo-igual sempre tem o mesmo assunto : a vida social. Dialogos tipo: "Ai, o Rô nao me ligou ontem antes de ir pra Disco, eu fiquei possessa" "Jura? A Mari Andrade me disse que o Rô acabou saindo com a Pri Freitas, mas eu achei que ela tava ficando com o Bru." sao a unica coisa que elas sabem conversar. Homem é o centro da existência das tudo-igual, aos quais elas so se referem por apelidos, pra forçar a intimidade. Elas sao tudo-igual porque absolutamente todas têm EXATAMENTE a mesma aparência : os cabelos lisos, com luzes loiras, e pra balada (outra razao da existencia delas) sempre vao bem maquiadas, de calça jeans, top colado e salto alto, e se olham no espelho absolutamente todas as oportunidades possiveis. Sao aquelas que brigam com as amigas quando estas postam alguma foto em que ela esta feia no facebook, afinal, ela so pode ter fotos dela sorrindo e linda, pra mostrar o quanto ela é feliz. Afinal, o Dudu (cara que ela beijou duas vezes na balada) precisa ver o que ele perdeu quando decidiu namorar com a Tati. São as primeiras a bravejar "sua inveja faz a minha fama", mas no fundo são as que mais se preocupam com o que os outros pensam delas.
Preguiça.
Gota d'agua pra inamizade : ela sempre te chama "amiga". E eu nao suporto gente que fala "aaaai, amigaa, nao acredito!". Nao sei porquê, acho que emana falsidade. Minhas amigas proximas eu chamo de cabeçao, vadia, xuxu, quenga, e outros apelidos carinhosos.

Os religiosos :
Apesar de eu nao me atrair por um religiao nenhuma, acho bonito e importante ter uma. Fé é uma das coisas que nos faz avançar e isso é fato.
Isso esclarecido, eu fujo daquelas pessoas muito religiosas. Muito religiosas, no meu conceito, é aquela pessoa cujos unicos programas sociais sao ir à missa, ao encontro de jovens da igreja, ao aniversario do povo da igreja, à festa junina da igreja... Sao aquelas tipicas pessoas que so usam camiseta do Smilinguido, ou de uns rostos bizarros de santos ou uma pomba sob um raio de sol. Sao aquelas que no facebook so postam passagens da Biblia, e nas raras vezes em que estao bravas, em vez de falar um sonoro "putaqueopariuvaisifudê", falam algo tipo "Deus vai me dar forças a vencer esses obstaculos".
Nao, obrigada.
Gota d'agua pra inamizade : se algum raro dia na vida ela aceitar ir no bar com você, ela vai pedir um suco de laranja ou uma sprite.

Goticos, emos, heavy metals, alternativos :
Simples casos de interesses distintos.

http://farm4.static.flickr.com/3209/2714034091_049fe17bbd.jpg
"O senhor é meu pastor" quer te adicionar no Facebook. Aceitar?
( ) sim ( ) de jeito nenhum

Nenhum comentário:

Postar um comentário