sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A perspectiva do problema

Em um dos episodios de Drop Dead Diva, a protagonista advogada tenta reverter no tribunal uma critica ruim que estava acabando com a pousada de uma mulher. No final das contas (spoilers, bite me), ela ganha o caso, provando que a mulher que escreveu a critica tinha levado um fora do namorado nessa pousada, logo a experiencia dela seria pessima de qualquer jeito. Foi o basico "o contexto afeta o julgamento".

No fundo, todo mundo tem disso. Todo mundo tem um restaurante ou uma balada ou uma cidade pra onde viajou que nao gosta, pura e simplesmente pq teve algum acontecimento la que estragou a experiencia.

Exemplo: tenho uma amiga brasileira que ta morando aqui faz quase um ano. Nesse verao, to morrendo de inveja das fotos dela em orkut e facebook: so viagem pra nice, biarritz, cannes, italia... Praias lindas BOMBANDO, ela super sorridente em todas. E mesmo aqui em paris, ela tava indo em um concerto atras do outro. Ou seja, APROVEITANDO.
Anyway, eis que recentemente um francês com quem ela tava de caso deu um chega-pra-la na coitada. Desde entao, ela tem achado tudo ruim na vida. No facebook, bota o tempo mensagem de que nao vê a hora de voltar pra cidade dela, no nordeste do brasil, e que paris ta uma merda.

Veja bem, nao to falando que paris é o melhor lugar do mundo pra se viver, e nem que a cidade dela seja ruim, até porque à cada um o seu gosto, e eu nem sequer conheço a cidade dela.
Mas o engraçado foi, e eu até falei isso pra ela, que até ontem tava tudo lindo, e agora ela so ta achando defeito na cidade, nas pessoas, em tudo.

E depois de uma conversa rapida, a conclusao dela foi "é verdade, eu to reclamando à toa".

Nao é bem à toa. O contexto afeta o julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário