sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre a salsa e samba

Uma coisa que sempre me incomoda é quando eu comento algo dos franceses, e alguém vem me perguntar se francês realmente nao toma banho, se eles realmente botam a baguete embaixo do braço cecezento, etc...
Ou seja, o clichê do clichê do clichê. Como qualquer pais do mundo, tem aqueles que sempre tomam banho, e os que nao tomam.
O boyfriend por exemplo é francês até o ultimo fio de cabelo, e toma banho ao acordar e antes de dormir.

Anyway, mas o que mais me irrita é o clichê sobre os brasileiros (é claro).
Ok, nao vou divagar aqui sobre eu estar de saco cheio de gente nao acreditando que eu sou brasileira, por causa da loirice e dos olhos azuis, e ter que explicar todo o movimento migratorio europeu pro sul do brasil, pq né, se a midia aqui so passa mulata sambando com penacho na cabeça, a gente da um desconto.
O que me irrita é justamente essa imagem do "sambando, fazendo festa e sorrindo o tempo todo".

Esses dias atras sai pra um barzinho com o pessoal do couchsurfing, e obvio que na minha segunda frase, com sotaque, a galera ja quer saber daonde eu venho.
Eu nao conhecia mta gente, entao fiquei mais no meu canto, rindo dos comentarios, e falando uma coisa ou outra.
Até que um francês veio e me falou que sempre teve essa imagem de que brasileiro é super festeiro, extrovertido, e eu tava quebrando o mito.
Perguntei numa boa se ele esperava que eu chegasse sambando e interagindo com a geral que eu nem conhecia, e ele respondeu "era mais ou menos isso na verdade".

Outro dia tava na frente da mairie esperando uma amiga pra ir pra um barzinho, e um ser esquisito veio puxar comigo (isso acontece mto aqui na frança) e tbm perguntou daonde eu era por causa do sotaque.
Eis que ao ouvir "Brasil", ele me diz "nossa, eu to tendo aulas de Salsa, vc pode me mostar uns passos??"
Oi?? Tive que esclarecer pra milésima pessoa que salsa nao se dança no brasil, e sim em cuba, venezuela, essas coisas, e mesmo se dançasse, eu la ia começar a dançar numa praça sem musica com um desconhecido???? ele perguntou quais eram as danças tipicas do brasil, e eu citei o samba e o forro... e eis que o ser bizarro escasquetou que eu tinha que mostrar uns passinhos de samba. pra nao ser antipatica, falei que dançava mto mal (o que é verdade), mas ele nao parava de insistir. Entao com pouca paciencia, fiz a alessandra negrini e mandei um "sou paulista, meu amor".

Pq né, achar estranho ter gente loira de olho azul no brasil eu até perdoo, pq na tv francesa so passa mulata quando se fala em brasil, mas achar que a gente tem obrigaçao de sorrir e ser simpatico o tempo todo, ja é falta de simancol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário