domingo, 30 de janeiro de 2011

Weekend à Nantes

http://a7.idata.over-blog.com/400x300/0/52/60/67/nantes.jpg

Esse fim de semana o povo sagaz do couchsurfing aqui de Brest resolveu participar da "invasao de Nantes".
Nada mais é que um final de semana em que os couch groupes de diferentes cidades resolvem ir todos juntos à uma determinada cidade, e Nantes foi a da vez.

Partimos entao no sabado no melhor estilo "hit the road, jack!", e chegamos na antiga capital da Bretagne no começo da tarde, à tempo de pegar a excursao pelo centro de Nantes no começo.
Começamos pela catedral, que é bonita, mas é aquela coisa... quem viu Notre Dame de Paris, viu todas as igrejas da França. O mais interessante era um dos couchsurfeurs locais, que se ofereceu de guia e sabia detalhes impressionantes da historia nantaise e bretã. Mas era tanta informaçao, que juro que guardei tipo um quinto.

Depois passeamos no castelo cuja entrada é a da foto no começo do post (pois é, nao fui eu quem tirou pq a cabeçuda esqueceu de levar maquina. mas nao tem problema. a cidade é linda, e como eu nao vi tudo, certamente voltarei pra la). O interessante do castelo é que ele é formado por três arquiteturas diferentes num lugar so, reflexo das épocas diferentes em que ele foi usado.

Depois passeamos pelo centro antigo, que é uma graça e me lembra mto o estilo de Paris, e passamos pela ilhinha que antigamente era o porto que mais recebeu escravos negros na historia da França ("uhuu, um recorde pra se orgulhar hein Nantes?" ironizou o guia).
Ainda tinha mta coisa pra ver, mas tava fazendo agradavel 1 grau positivo e um vento absurdo, entao tava td mundo congelado e afim de um belo chocolate quente.

A noite foi organizado uma festa no apê do cara que serviu de guia, uma soirée crêpe, onde levaram aquela pedrona redonda pra fazer crêpe na hora, e logico que eu quis brincar. Me empolguei tanto, que la pelas tantas, tava eu na pedra e um nantais (que contou ter ido pro brasil uma vez à passeio, foi assaltado por uns pivetes com faca e nao pretende voltar nunca mais) saiu pegando o "pedido" da galera e a gente fez toda uma linha de produçao de crêpes de nutella haha
Me diverti horrores na soirée e conversei com tanta gente que eu nao lembro o rosto nem da metade.
La pelas tantas, um grupinho me convenceu a jogar mimica com eles. Nos separamos em dupla e cada um tinha que fazer mimica de uma celebridade ou filme pra outra pessoa adivinhar. Claro que eu pedi pra nao incluirem celebridades francesas na lista, pq meu conhecimento do show buzz nacional é fraco, mas mesmo assim eu e minha dupla ficamos em ultimo pq eu tbm desconhecia o nome dos filmes em francês e quem disse que alguém entendia quando eu gritava "Lord of the rings!!" quando a minha dupla interpretava algo que eu achava ser o Gollum. E quando ele interpretou um peixe e eu, no auge do entusiasmo que so um jogo de mimica proporciona, grito "Procurando Nemo!!" em portugues na moral?? hahaha Impagavel. Ainda bem que eles pegaram o "nemo" e foi ponto pra gente. Enfim, derrotas à parte, ter participado foi simplesmente hilario.

E claro que perto da meia-noite partimos pra um bar. Ficamos dançando e conversando até quatro da manha, e chegando na casa do meu host (ou "camping à l'intérieur", como a gente chamava, pelo tanto de gente que tava dormindo la e os colchoes jogados no chao), eu dormi como uma pedra.

A programaçao de hoje era um piquenique, mas como tava fazendo 0 grau e o mesmo vento absurdo do dia anterior, invadimos a casa de novo do guia e fizemos um lanche por la mesmo, com direito à um francês dos Alpes que tocava bossa nova melhor que mto brasileiro e uma americana que tocava aquele violaozinho estilo havaiano e cantava absurdamente bem, que deu um show à parte.

La pelas 15h decidimos encarar a estrada de volta, pq 3 horas e meia de viagem nos separavam de Brest.
Acabei nao vendo tudo o que eu queria da cidade por causa do frio e certamente voltarei na primavera, mas no quesito simpatia e bom humor, os Nantais nao poderiam ter deixado impressao melhor.

http://www.travolti.com/uploads/destination_photos/1404/resized_Nantes.jpg

Entrou pra listinha de cidades em que eu ainda quero morar!!


http://www.guidomo.fr/wp-content/uploads/2009/08/nantes1.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário