quinta-feira, 17 de março de 2011

Aprendendo a gerenciar

Essa semana no mestrado foi uma verdadeira tortura.
Fizemos uma coisa chamada "jogo de empresas", onde a galera se divide em equipes, e utilizando um programa proprio que cria um ambiente artificial, a gente "brinca" de gerenciar uma empresa e seus produtos, em relaçao às decisoes da nossa area (marketing).

Todas equipes eram de 5 pessoas, e como nos éramos so 3, o africano que nunca faz nada nos trabalhos e ninguém quer fazer grupo foi colocado com a gente. Ou seja, tecnicamente, continuamos 3.

Nao preciso nem dizer que a minha equipe ficou em ultimo nas partes de mercado total, né?
Além da gente ter demorado a sacar como funcionava esse "ambiente artificial", a gente apanhava pra ler as tabelas pra fazer analise, e tbm decidimos nos focar no segmento de luxo, que por si so ja é bem mais restrito que os outros. Além de tudo, estavamos em minoria (pq sério, o africano nao contava).
Pois bem, no começo tava meio timida, no meu canto, e mesmo as coisas que eu falava, as duas meninas do meu grupo nao levavam mto em conta e faziam aquela cara de "ela é estrangeira..."

Foi na hora que a gente começou a derrapar de verdade em relaçao aos "concorrentes", que elas começaram a nao saber o que fazer e sem perceber, eu "botei o pau na mesa".
Sugeri que cada uma de nos três se focalizasse num ponto, de forma que as analises pudessem ser feitas com mais atençao.
Tbm joguei a idéia de que, se queriamos nos firmar como "luxo", tinhamos que tirar o nosso produto "ralé" do mercado.
Eis que começamos a reagir nos resultados financeiros, e com o andar da carruagem, me dei conta que as duas meninas do grupo repartiram as analises entre elas, e eu ficava acompanhando as duas, dizendo o que tinhamos que fazer. Era eu sentar com uma, a outra gritava que eu precisava ajuda-la com a previsao de vendas, pq ela nao tava conseguindo. OU SEJA, me botaram de gerente do barraco sem eu querer.

Pedi pro africano começar a fazer o powerpoint da apresentaçao, e quando vi os slides iniciais, que pela fonte da letra e pelas imagens que ele colocou mais parecia que a gente ia apresentar um show de rap do que um relatorio sobre a nossa perfomance, delicadamente rebaixei ele pra office boy, e tudo o que ele fazia era buscar nossos lanches e imprimir as tabelas. Pior do que so poder confiar coisas basicas pra um aluno de mestrado, é de nao confiar nem o minimo, pq sabe que ele vai fazer malfeito.

Nas etapas final do jogo, continuamos em ultimo lugar geral, mas em primeiro ou segundo lugar nos segmentos de luxo (que era nosso objetivo), o que representava uma boa retomada pra nossa equipe.
Voltamos a fazer o powerpoint, e as duas meninas do grupo começaram a bater boca sobre como deveriamos formula-lo. Juro que achei que as duas iam se estapear. Uma delas, quando se deu conta de que so tinhamos mais 15 minutos pra terminar metade do powerpoint, deu um ataque de que nao consegueriamos terminar a tempo, e que nao poderiamos apresentar o trabalho e que tudo estava perdido.

Dei aquela boa respirada, e falei gentilmente "por favor, saia da frente do computador. se vcs nao entram num consenso, eu vou fazer o powerpoint do meu jeito". Enquanto eles arrumavam a sala, eu ia ajeitando o arquivo, e colocando as palavras-chaves pra apresentaçao, e ainda disse "e se tiver erros de ortografia, a gente fala pro professor que é culpa da estrangeira aqui HAHA" (juro que dei uma risada maléfica nessa hora)
Na hora de repartir o que cada um ia apresentar, as duas tiraram o corpo fora de falar sobre a parte mais importante, que era a analise dos graficos com a evoluçao da nossa performance. Ja mandei um "XA COMIGO!". Incrivel como eu, que sou super insegura naturalmente, fico valente perto de outras pessoas inseguras.

Resumindo, acabei fazendo quase a apresentaçao oral toda, e no final das contas, mesmo a nossa nota sendo a pior de todas (vide a pior performance), ainda sim foi bem acima da média, e é ISSO QUE IMPORTA. O professor gostou de como a gente conseguiu retomar um pouco a nossa posiçao, e sobretudo ficar na frente nos nossos mercados-alvo, e tbm de como conseguimos fazer uma boa analise geral das cagadas que nos deixaram em ultimo lugar.

E mesmo sendo apenas um jogo, que me deu pesadelos três noites seguidas, além de uma série de rugas e cabelos brancos de nervoso, achei que foi um aprendizado absurdo pra mim (aprendi mais nesses ultimos 3 dias, do que no ultimo mês de aula), e tbm reparei que consigo gerenciar uma equipe (pequena, mas enfim) e meu stress melhor do que imaginava.

Enfim, e porque eu digo tudo isso?
Porque desde que consegui meu estagio (que começa daqui três semanas) tenho estado constantemente nervosa e com medo, pensando se eu sou capaz de ser uma boa professional numa empresa francesa.

E depois desse jogo-tortura dos ultimos 3 dias, me sinto super segura: que venha o mercado de trabalho.
...
Mas antes eu quero passar bem uma semana sem olhar pra uma tabela ou grafico que seja.



NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!!!


Um comentário:

  1. É isso aí filhota, bota pra quebrar!! Vc estar aí fazendo o que tá fazendo, terminando um mestrado e indo estagiar na Peugeot não demonstra que tenha insegurança!!! O que vc sente é receio do desconhecido!!! Pau na máquina menina!!! Te admiro muito.

    ResponderExcluir