quinta-feira, 22 de julho de 2010

A clientela

Dae que ja ta acertado. Sou a infeliz recepcionista/telefonista da concessionaria somente até o final de agosto, e depois viro uma feliz estudante, que é pra voltar pro meu amado mundo da comunicaçao e marketing.
Ja falei mto aqui sobre os clientes QUERIDOS que gritam comigo no telefone, como se eu pudesse fazer algo além de apertar o botao "transferir ligaçao". Bom, esses tao no topo da minha lista pra minha proxima sessao de macumba.
No entanto, tem outros tipos de cliente que tbm irritam a minha pessoa, nao sendo necessariamente grossos, o que me faz ver que meu talento em lidar com o publico é zero. Alguns tipos basicos das pessoas irritantes:

OS DO DIALOGO: você atende o telefone falando bom dia, ele responde bom dia tbm, e fica quieto. Eu so fico pensando "e ai, meu filho, vai dizer o que vc quer, ou ta esperando que eu te pergunte como ta a familia?"

OS CABECAS DE VENTO: eles ligam e falam "eu tava falando com alguém agora pouco, mas esqueci/nao peguei o nome dela, eu posso falar com ela de novo?" e so. Como se a empresa se resumisse a eu mais dois funcionarios né? Ai vc é obrigado a perguntar sobre o que se trata, pra vc poder achar a pessoa. Ai entra em cena o cliente forrest gump.

OS FORREST GUMP, O CONTADOR DE HISTORIAS: existem os que sao mto suscintos, e os forrest gump. Sao aqueles que vao começar "entao, em 2007 eu fiz uma revisao ai, e recomendaram mudar a boite de vitesse, ai eu mudei, ai em 2008, no meio do ano, eu troquei os pneus, so que dai no final de 2008 um deles estourou, e eu tive que trocar, ai em 2009...." e por ai vai por mais uns cinco minutos. Tudo pra dizer no final que ele quer marcar horario pra uma revisao. OU SEJA, deixei de ler umas 20 fofocas no Ego nesse meio tempo, so pra ouvir a historia de vida do seu veiculo.

OS QUE NAO QUEREM INCOMODAR: existem os estupidos, que acham que vc foi posta no mundo para servir seus desejos, e os que nao querem incomodar. Eles começam o dialogo justamente com "bonjour, me desculpe estar ligando, eu nao queria te incomodar, mas...". Ja diria um bebado sabio, pedir desculpa por qualquer coisa é sinal de fraqueza. Segundo, se vc nao quisesse mesmo incomodar, nem teria me ligando.

OS ESTATISTICOS: eles se assemelham aos forrest gump pelo fato de nao se certificar de que vc ja ta falando com a pessoa certa antes de começar o sermao. Mas em vez de historia, eles soltam um monte de numeros tipo "oi, queria saber se meu carro ja ta pronto, é um modelo T99, com a placa 666, documento 56663438-34 que eu deixei ai no dia 23/06 às 09h15".

Tem jeito, nao. Como ja disse pros meus amigos que trabalham em agencia de publicidade e perguntam pq eu so trabalho nos anunciantes, "nasci pra ser cliente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário