sexta-feira, 23 de julho de 2010

Un câlin

Eu sempre dou umas esculhambadas na francesada aqui no blog, principalmente sobre a habilidade (ou falta de) ao volante deles. Mas hj decidi ser justa e falar um pouco sobre as coisas boas que esse pais que eu escolhi para chamar de meu durante dois anos tem:

Segurança publica - ok, aqui nao é assim uma Dinamarca nesse quesito. Os batedores de carteira fazem a festa e ja perdi a conta de qtos amigos tiveram carteira ou celular roubados sem ver. Mas uma coisa que é extremamente rara é aquele assalto mesmo onde o cara te aborda com uma faca ou uma arma (nenhum amigo passou por isso, nem conhece ng que passou). Inumeras vezes ja voltei sozinha a pé ou de bus de madrugada pra casa, e isso aqui pode se fazer sem medo. Qdo to no carro com o boyfriend tbm, deixo minha bolsa no colo sem medo de alguém arrebentar o vidro pra rouba-la.

Tecnologia barata - aqui a internet é super barata (maioria dos planos nao passam de 30€ por mês, incluindo TV e telefone) e com uma velocidade bem mais rapida do que no Brasil. Pra baixar os episodios dos seriados que eu tanto amo, nao demoro nem 15 minutos. O celular tbm, pago 19,90 por mês e posso falar uma hora (mas sendo a SMS girl que sou, nunca uso tudo) e SMS ilimitado pra deus e o mundo.

Transporte publico - é unanimidade que o métro de Paris é um horror. As estaçoes sujas, os trens velhos, e o fedor é habitual. Porém, ele cobre a cidade toda, e vc pode chegar nao importa onde na cidade de métro. Tanto que honestamente nao sinto a menor falta de carro aqui. Outra coisa que amo é a previsao de horario. Até na maioria dos pontos de ônibus tem a indicaçao de em qto tempo o onibus ou trem vai passar. Pelo menos vc se prepara psicologicamente, e nao fica naquela apreensao o tempo todo olhando na esquina pra ver se o busao ta vindo. Ainda tem as greves, que pelo menos sao avisadas com antecedencia, e os meus AMADOS noctiliens, esses onibus que rodam de madrugada e sempre me levam pra casa depois da noitada.

Pagamento na hora nos bares - mesmo nas baladas, aqui vc tem que pagar na hora no balcao. Assim nao tem perigo de vc se empolgar e gastar mais do que pode (ou do dono do bar passar a perna adicionando coisa na comanda), e evita aquela filas interminaveis pra pagar comanda no final da noite, que eu detesto com todas as minhas forças. Nada como decidir ir embora pra casa, simplesmente levantar e ir, rs.

Roupa barata - lembro de ter ido na renner e CeA, consideradas lojas populares, no brasil no final do ano, e fiquei chocada com os preços. Camisa por em média 30 reais, blusa por 40, calça tudo na faixa dos 60... Po, aqui me jogo na HeM, pimkie, jennyfer e outras lojas bregas, e nao gasto nem quinzao por peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário