terça-feira, 27 de julho de 2010

QI de Rambo

"Você pode explodir o país inteiro e eles ainda dizem: 'Obrigado! Aqui está um macaco para você levar de volta para sua casa'"

Essa foi a declaraçao do Sylvester Stallone sobre ter filmado no Brasil. Ta causando toda aquela revolta e aposto o que for que logo mais aparecerao e-mails e mais e-mails propondo o boicote do filme no Brasil (bom, eu pessoalmente nao assistiria mmo se ele tivesse super elogiado o pais).

Por mais que como brasileira essa declaraçao me incomode, eu nao fico tao revoltada por dois motivos.

Primeiro que ele é americano (bom, se nao for de nascença, mora la ha decadas, entao pra mim é americano), e todo mundo sabe que americano nao tem menor idéia do que acontece de fato fora do seu paisinho. Me mostra um mesmo estadunidense que saiba apontar no mapa a Argentina, a Coreia do Sul e a Nova Zelandia, que eu mudo de opiniao.

Segundo que SEJAMOS SINCEROS: brasileiro em geral é bem puxa-saco de gringo. O cara pode nao saber falar uma palavra de ingles, mas se aparece um gringo, se desdobra como for pra se comunicar. Isso é hospitalidade, mas em excesso vira puxa-saquismo. E principalmente com a populaçao mais pobre, é aquele negocio: tu pode nadar pelado, tu pode comer minha prima, tu pode pegar uma arara azul em extinçao pra levar pra casa dentro da mala: me deixando alguns dolares ae e uma camisa da NBA, eu to nem ai. Se for famoso entao...

Olha, to generalizando nao. A maioria dos meus amigos no brasil mesmo, sao simpaticos qdo aparece um estrangeiro, mas tbm nao ficam naquela glorificaçao so pelo cara vir de outro pais.

Mas temos que admitir que a declaraçao do Rambo, por mais que seja NADA simpatica e diplomatica, tem alguma razao de ser.

Eu acho que as pessoas que glorificam alguém so por vir de um certo pais sao justamente a mesma galera cafonada que fica usando camisa do brasil o tempo todo aqui na frança. Durante a copa ou numa situaçao bem especifica, ok. Mas tem neguinho que usa o tempo todo, como quem diz "me ache o maximo, sou brasileiro", quando ninguém ta nem ai pra isso. Tenho orgulho do meu pais e de onde eu vim, mas na real, nao preciso ficar com isso estampado no peito o tempo todo nao.

Até pq, como diria um sabio, "gente boa e gente escrota tem em todo lugar do mundo".

Um comentário:

  1. Você já viu o "macaquinho" que ele levou pra casa?
    Tão simpático que levou até prum jogo de basquete... =S

    http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1593872-9798,00-SYLVESTER+STALLONE+LEVA+A+FILHA+A+JOGO+DE+BASQUETE.html

    ResponderExcluir